O documentário original da CNBC explora a ligação entre as gerações mais jovens e com mais experiência digital e o jogo. Embora as formas tradicionais de jogo, como apostas esportivas e cassinos, tenham controles rígidos para evitar jogos de azar menores, a Internet significa que as gerações mais jovens estão cada vez mais expostas ao jogo online.
Além disso, o investimento em criptomoedas, bem como os aplicativos de negociação de ações, confundiram os limites entre investimento e jogos de azar, mudando a forma como as pessoas veem o dinheiro e o risco financeiro. Isso poderia levar a uma nova geração de jogadores problemáticos? A CNBC explora essa questão no documentário Generation Gamble.
Uma geração de jogadores problemáticos?
Generation Gamble é um novo documentário original da CNBC. Apresentado por Melissa Lee, o documentário tem como objetivo a crescente indústria de jogos de azar online, além de observar o potencial de aplicativos de negociação e jogos como uma porta de entrada para os jovens se envolverem em apostas.
Lee traça o perfil dos consumidores da Geração Z e dos influenciadores de mídia social que impulsionam a tendência, investiga as empresas que lucram com isso e fala com especialistas que tentam aumentar a conscientização sobre os perigos. É uma nova era e as linhas entre jogos de azar, jogos e investimentos estão se tornando cada vez mais tênues.
Nesta revisão, discutiremos os tópicos levantados pelo documentário, bem como exploraremos quais medidas podem ser adotadas para ajudar a evitar que uma nova geração de jogadores problemáticos surja.
A ascensão da indústria de jogos de azar online
A indústria de jogos de azar online experimentou um rápido crescimento na última década, à medida que a tecnologia melhorou e os regulamentos foram relaxados em todo o mundo. A indústria global de jogos de azar online valia USR$ 64 bilhões em 2020 mas espera-se que chegue a USR$ 112 bilhões até 2025, com uma taxa composta de crescimento anual de 12%.
Nos EUA, as leis federais contra apostas esportivas foram relaxadas, permitindo que os estados legalizem e regulem as apostas esportivas online e pessoalmente. Além disso, um número crescente de cassinos online americanos foram lançados quando os estados começaram a legalizar a prática.
Embora os jogadores dos EUA pudessem se inscrever anteriormente em alguns sites offshore para jogar online, eles agora têm muito mais liberdade e uma variedade maior de sites para escolher. Além disso, esses sites de jogos de azar agora podem patrocinar times esportivos e anunciar online e na TV em alguns lugares.
A tecnologia e o crescente número de pessoas que têm acesso à internet são outro grande motivo para o crescimento da indústria de jogos de azar online. Nos EUA, mais de 85% da população possuía um smartphone em 2021 , um grande aumento de 35% em 2011. À medida que mais pessoas acessam a Internet, principalmente com smartphones, os jogos de azar online se tornam mais acessíveis.
Aplicativos de apostas e jogos online podem ser baixados da Google Play Store, bem como da Apple App Store, permitindo que as pessoas apostem instantaneamente em esportes ou comecem a jogar caça-níqueis, pôquer, blackjack, roleta e muito mais em cassinos móveis ou em um tablet. Esses jogos também se tornaram mais empolgantes e fáceis de jogar, além de mais acessíveis, tornando-os mais populares do que nunca.
Os Jovens e o Acesso à Internet
A demografia dos usuários da Internet nos EUA está diminuindo em idade à medida que mais jovens se conectam. 53% das crianças nos EUA agora têm um smartphone antes dos onze anos de idade e 84% de todos os adolescentes também têm seus próprios telefones. A grande maioria de estes têm acesso regular e relativamente irrestrito à internet, permitindo que jovens de todas as idades fiquem online e vejam uma ampla variedade de sites.
À medida que mais jovens ficam online, existe o perigo de serem expostos a coisas que podem afetar seus hábitos e comportamentos mais tarde na vida. Alguns especialistas argumentaram que o acesso a a mídia social desde tenra idade pode levar a problemas de auto-estima , depressão e ansiedade, embora também seja possível que o acesso a determinados jogos possa levar ao vício.
Embora existam leis rígidas que significam que os sites de apostas só podem aceitar jogadores com mais de 18 ou 21 anos, os mais jovens ainda estão expostos ao jogo ao usar a Internet. As verificações de idade significam que eles não podem jogar em cassinos ou apostas esportivas com dinheiro real, mas muitos outros aplicativos e jogos imitam jogos de cassino.
Como os aplicativos de negociação de criptomoedas e ações estão incentivando comportamentos de risco
Aplicativos de negociação online e negociação de criptomoedas são algumas das maneiras pelas quais os jovens estão se envolvendo em arriscar dinheiro online. Aplicativos como Robinhood, Ameritrade e WeBull se tornaram populares entre os usuários interessados em investir seu dinheiro no mercado de ações e em outros veículos de investimento. Esses aplicativos tornam muito mais fácil para os investidores de varejo comprar ações, incluindo aquelas de idades mais jovens. Os usuários devem ter pelo menos 18 anos de idade para usar qualquer aplicativo de investimento, mas a forma como são anunciados geralmente é direcionada a grupos demográficos mais jovens.
Alguns também acusaram esses aplicativos de investimento de não apenas tornar o investimento mais acessível, mas também de não explicar os riscos, além de facilitar demais a tomada de decisões arriscadas. Robinhood, que começou em 2013 , tem mais de 6 milhões de usuários, alguns dos quais enviam notificações push para recomendar determinadas ações, além de oferecer margens.
Os aplicativos de negociação, e o Robinhood em particular, frequentemente anunciam opções de ações arriscadas para seus usuários em vez de investimentos mais seguros. Entre esses investimentos arriscados estão as criptomoedas, que podem ser compradas em dinheiro ou usando margens para tomar dinheiro emprestado.
A palavra criptomoeda foi cunhada pela primeira vez em 2009 com a criação do Bitcoin. Essa nova forma de moeda visava nivelar o campo de jogo financeiro, processando transações por meio de uma rede ponto a ponto usando uma tecnologia chamada blockchain. Desde então, várias criptomoedas diferentes foram desenvolvidas, e o mercado de criptomoedas agora vale USR$ 2 trilhões. Investidores de todo o mundo, muitos deles com menos de 18 anos, apostam pesadamente em criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Dogecoin.
Combinando promessas de grandes retornos potenciais com memes e campanhas de marketing de mídia social, muitas dessas criptomoedas são destinadas a investidores mais jovens e àqueles que não estão totalmente cientes dos riscos. O investimento em criptomoedas tem o potencial de gerar grandes ganhos, mas é uma aposta pesada . Muitos as moedas logo quebram pouco depois de serem lançadas, com os desenvolvedores das moedas vendendo tudo para investidores infelizes e saindo com milhões.
O escrutínio foi levantado sobre a ascensão de influenciadores criptográficos e até mesmo de grandes celebridades, como Kim Kardashian e Floyd Mayweather caíram em maus lençóis depois de anunciar investimentos em criptomoedas para seguidores impressionáveis.
Jogos e o link para jogos de azar
Embora os aplicativos de negociação e negociação de criptografia sejam frequentemente comercializados para usuários mais jovens, a maioria dos aplicativos tem uma idade mínima de 18 anos para se inscrever e investir. No entanto, os mais jovens também estão adotando comportamentos de risco por meio dos videogames. A indústria de videogames, assim como a indústria de jogos de azar online, decolou nos últimos anos. Um número crescente de pessoas agora joga jogos regularmente como um hobby, e jogos novos e cada vez mais emocionantes são lançados regularmente.
Embora os videogames normalmente não envolvam jogos de azar, a tendência recente de loot boxes no desenvolvimento de jogos trouxe o escrutínio de ativistas anti-jogos. As caixas de saque oferecem ao jogador a chance de comprar um item misterioso usando dinheiro real ou do jogo. O item só será revelado após o jogador efetuar a compra, podendo ser um item comum ou raro dependendo da sorte.
As caixas de saque foram criadas como uma forma de os desenvolvedores de jogos gerarem receita extra, isso era particularmente importante para jogos gratuitos, mas muitos com preço total os jogos também usaram caixas de saque nos últimos anos. Embora a mecânica da loot box possa ser divertida, o fato de os jogadores poderem comprá-los com dinheiro real e o resultado só ser conhecido após o pagamento torna-o muito semelhante ao jogo real.
Que medidas podem impedir uma nova geração de jogadores problemáticos?
A crescente acessibilidade ao jogo online, bem como uma geração que está crescendo mais online do que nunca, pode levar a níveis mais altos de problemas de jogo no futuro. Os jovens estão sendo expostos a publicidade e conteúdo que promovem comportamentos de risco e glamourizam o jogo. Embora os jovens não possam se inscrever em apostas esportivas online ou jogar em um cassino online, eles ainda podem assumir riscos financeiros ou comprar caixas de saque para ganhar itens no jogo. Para obter mais informações sobre quais medidas podem ser tomadas para jogar com responsabilidade, nosso Jogo Responsável página tem todas as informações que você precisa.
Então, com tudo isso dito, o que pode ser feito para ajudar a proteger os jovens dos problemas de jogo? Em primeiro lugar, as leis sobre publicidade de jogos de azar precisam ser alteradas. Atualmente, as empresas de jogos de azar podem anunciar, mas os estados individuais controlam isso. Os regulamentos podem ser implementados para adicionar avisos a todos os anúncios de jogos de azar e restringir como e quando as empresas de jogos de azar podem anunciar.
Além disso, mais precisa ser feito para regulamentar os aplicativos de negociação de ações e como eles funcionam. O recurso de negociação de margem não deve estar acessível para qualquer pessoa, especialmente aqueles abaixo de uma certa idade. Além disso, criptoativos devem ser anunciados como de alto risco, e mais cuidado deve ser tomado para educar os usuários sobre os riscos potenciais envolvidos.
Por fim, caixas de saque e outras formas de jogo com dinheiro real em videogames devem ser restritas. Muitos países já introduziram leis para bani-los, embora muitos videogames ainda ofereçam outras formas de jogos baseados em chance para premiar itens e saques no jogo. Os jogos e aplicativos de jogos que apresentam jogos de azar com dinheiro real devem ter restrições de idade e também devem incluir avisos sobre o nível de risco envolvido.
Referências:
PR News Wire, 2021
Estatista, 2021
Instituto Mente Infantil, 2021
Notícias da NBC, 2021
The Guardian, 2021
BBC, 2021
À beira, 2019
Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, 2006