Você ingressou na PearFiction como Diretor Comercial há mais de 9 meses, mas sua experiência profissional na indústria de iGaming chega a quase duas décadas! Você poderia, por favor, dar aos nossos leitores uma breve introdução e uma espiada por trás da cortina em sua função atual?
Comecei na indústria de iGaming com a PartyGaming em Gibraltar em 2006, muito antes da fusão com a Bwin e as mudanças subsequentes para GVC e depois Entain. Passei a maior parte dos meus cinco anos lá trabalhando em Marketing de Poker. Em pouco tempo, percebi que adorava estar envolvido no indústria de jogos online. É tão rápido e emocionante. Em 2011, mudei-me para Barcelona e comecei a trabalhar para a Cirsa, uma grande operadora terrestre espanhola que estava se lançando no recém-regulamentado mercado on-line espanhol. Nessa função, trabalhei muito mais de perto com nossos fornecedores de jogos e percebi que essa era uma área que me interessava. Desde essa função, tenho estado no lado do fornecedor da indústria de iGaming e tive algumas funções B2B. Em 2017 entrei para a equipe comercial da Netent, da qual gostei muito. Em fevereiro do ano passado, entrei para a RNG Foundry, que investe e desenvolve vários novos estúdios de slots. Trabalhei com quatro dos estúdios mais novos para ajudar a desenvolver sua estratégia comercial. Um desses estúdios foi PearFiction. Ficou muito claro desde o primeiro dia que eu e Thierry Semoff, o CEO e fundador da PearFiction, partilhávamos a mesma filosofia e ambições para a PearFiction, então me mudei para trabalhar para eles em tempo integral como Diretor Comercial.
Minha função na PearFiction é variada e gratificante e proporciona uma enorme satisfação profissional. Basicamente, sou responsável por maximizar todos os fluxos de receita possíveis e oportunidades comerciais para nossos jogos. Minha função inclui mostrar nossos jogos para nossos operadores, discutir promoções, explorar novos mercados e também quaisquer lançamentos exclusivos. Tenho muita sorte de trabalhar com uma equipe extremamente talentosa e divertida que cria títulos de caça-níqueis tão fortes.
Aprimorar os negócios faz parte do seu repertório há muitos anos agora, mas como você distingue se um desenvolvedor de jogos tem um potencial promissor?
Assim que comecei a trabalhar com os caras da PearFiction, percebi que eles eram uma equipe especial. O primeiro jogo da PearFiction em que trabalhei foi Chicago Gold, e foi um clássico instantâneo. A partir desse momento, fiquei viciado. A espinha dorsal crítica para qualquer jogo é ter recursos atraentes, gráficos excelentes e um modelo matemático forte. Para qualquer estúdio de jogos ter uma chance nesta indústria tão competitiva, eles precisam ser muito criativos com os recursos do jogo, ter uma arte poderosa ou liderança criativa e ser um mago de um matemático. Se um estúdio tiver essas pessoas-chave no lugar, elas terão uma chance.
Do ponto de vista comercial, que trabalho está por trás do lançamento de um novo jogo de slot e quais são os maiores desafios no processo?
Há uma quantidade enorme de trabalho nos bastidores para cada lançamento de um novo jogo. Tenho meu próprio plano de 12 semanas cobrindo tudo, desde a venda de jogos e demos com as operadoras, organizando acordos exclusivos de lançamento antecipado com um pequeno grupo de operadoras, atividades de marketing promocional, comunicação interna e externa, relações públicas e atividades de mídia social. À medida que a data de lançamento se aproxima, fico sempre mais animado, esperando que o jogo seja tão popular quanto eu penso que será. O maior desafio é o número de jogos criados por todos os diferentes estúdios atualmente. Para as operadoras, é um mercado comprador, e eles podem escolher jogos de uma ampla variedade de estúdios. Com algumas operadoras optando por reduzir o número de jogos que lançam a cada semana ou mês, a competição está ficando cada vez mais difícil.
Para ficar à frente neste negócio competitivo, o que mudou nos últimos anos em como a PearFiction mantém os jogadores engajados e quais são as últimas tendências na oferta de caça-níqueis?
PearFiction ainda é um estúdio relativamente novo, mas aprendemos rapidamente que os jogadores adoram se divertir. Também gostamos de dar muita ação e recursos no jogo base. Todos os nossos jogos incluem recursos interessantes, como coletar símbolos, Lock & Win e mecânica de coleta para manter os jogadores envolvidos e entretidos. Sempre há novas tendências que atraem os jogadores. Alguns estúdios estão produzindo jogos muito simples e diretos, enquanto outros estão buscando jogos com temas mais difíceis e sombrios, altamente voláteis e cheios de potencial de vitória. Eu sempre acho que uma oferta de slots equilibrada e variada é melhor para a indústria e para os jogadores.
Gráficos de alta qualidade e recursos inovadores fazem com que os slots PearFiction se destaquem entre outros. Mas em quais outros aspectos únicos você enfatiza para tornar seus jogos bem-sucedidos?
Somos um estúdio que se concentra na criação de jogos liderados por personagens com os quais os jogadores se envolverão e se divertirão. Todos os nossos jogos são muito baseados em personagens e descobrimos que os jogadores realmente gostam de todos os nossos personagens, como Piggy de Squealin’ Riches ou o mamute de Blazing Mammoth. Também gostamos de dar muita ação e recursos no jogo base. Todos os nossos jogos incluem recursos interessantes, como coletar símbolos, Lock & Win e mecânica de coleta para manter os jogadores entretidos. Gostamos que nossos jogos contem uma história, para que os jogadores saibam que nossos jogos são brilhantes, divertidos e muito envolventes.
Além disso, a aparência de nossos jogos é algo de que nos orgulhamos muito. Costumo ouvir que os operadores adoram a vibração das cores e os altos valores de produção dos jogos PearFiction. Fazemos apenas jogos de qualidade e não estamos interessados em uma alta rotatividade de jogos se eles não atenderem aos nossos padrões muito rígidos.
Você pode nos contar mais sobre o recém-lançado slot Dungeons & Diamonds. Quais são os principais recursos e destaques deste jogo?
Dungeons & Diamonds foi ao ar em 26 de abril e tem sido um grande sucesso para nós. Na verdade, é uma reformulação do nosso primeiro título, Chicago Gold. Em vez das ruas secundárias da Chicago dos anos 1920, mudamos o local para um mundo de fantasia onde um dragão adormecido está guardando pilhas de ouro. O jogo inclui as mesmas três mecânicas de coleta (coleta regular, coleta de multiplicador e coleta de re-giro) no jogo base e na rodada de bônus, uma emocionante rodada de bônus (que acorda o dragão) com possíveis reativações e um jogo de jackpot do Wicked Wizard, onde o jogador pode ganhar até 5.000x sua aposta. Com as vitórias maiores, o dragão cuspidor de fogo realmente oferece o mais quente ganhar celebração que eu já vi.
Você poderia lançar alguma luz sobre os próximos lançamentos e inovações da PearFiction? O que podemos esperar em um futuro próximo e o que você mais espera?
Estou muito animado com nosso próximo jogo, Treasures of Kilauea (pronuncia-se Kill-a-waya), que tem uma data de lançamento global em 9 de agosto. Este jogo gira em torno do vulcão Kilauea falante e foi apresentado no recente evento para clientes Games Global em Portugal, onde recebeu um feedback muito favorável dos operadores. O jogo tem uma mecânica de retenção muito empolgante incorporada ao jogo base, que envolverá os jogadores e os manterá girando enquanto o giro do Lava atinge a cada 10 giros. Também oferecemos a todos os jogadores uma escolha de rodadas grátis e wilds aleatórios quando eles entram na rodada de bônus. Com até 45 rodadas grátis disponíveis, os jogadores vão adorar o jogo.
Avançando, também estamos expandindo nossa mecânica Lock & Win que foi vista pela primeira vez em Squealin’ Riches. Ofereceremos uma experiência de jogador incrível com esse recurso em alguns jogos excelentes, incluindo uma versão divertida do tema de Halloween e também um jogo com o tema Spring-Break.
Você pode nos contar mais sobre o recurso Lava Spin e Eruption Spin de Treasures of Kilauea? Como funciona e qual é a experiência pretendida para o jogador?
Esses dois recursos serão fantásticos para a retenção de jogadores. Para os Lava Spins, após cada giro, quaisquer símbolos do vulcão Kilauea que aparecerem sairão atrás de uma moldura de lava derretida. A moldura de lava derretida fica travada até o final das 10 rodadas. Após o 10º giro, todos os quadros de Molten Lava se transformarão em símbolos Wild e geralmente geram uma vitória para o jogador.
Quando os jogadores atingirem 50 rodadas, o vulcão Kilauea no fundo do jogo entrará em erupção e os símbolos Wild serão adicionados aleatoriamente nas bobinas. Esses Wilds adicionais serão adicionados aos de 10 giros e darão aos jogadores um pagamento saudável. Quaisquer wilds que pousar em um símbolo wild existente se transformarão em um multiplicador de 2x.
Para os jogadores, eles saberão que uma boa vitória é praticamente garantida a cada 10 rodadas, com uma vitória maior provavelmente a cada 50 rodadas. Portanto, eles aproveitarão as vitórias regulares e permanecerão no jogo por mais tempo.
O que os jogadores devem saber sobre o slot Squealin Riches? Por que vale a pena tentar este jogo?
Squealin’ Riches foi nosso lançamento de maior sucesso até agora. Parece que todo mundo adora nosso personagem Piggy. As estatísticas de retenção foram muito impressionantes com este jogo, e ainda está funcionando em alto nível muito depois de sua data de lançamento em outubro. O recurso Lock & Win é muito acessível a cada 60-70 giros, o que realmente dá muito retorno aos jogadores. O recurso de aposta na roda de giros grátis também é muito inteligente e permite que os jogadores apostem ou peguem os giros grátis que ganharam. Mesmo se eles “perderem” a aposta, eles ainda ganharão até 100 vezes sua aposta. Ninguém perde com Squealin’ Riches.
Qual é o seu processo de inspiração e desenvolvimento para jogos PearFiction?
A inspiração para a maioria dos nossos jogos vem de Thierry Semoff, que é nosso CEO e fonte de tantas boas ideias. Os temas dos jogos são frequentemente repetidos, mas sempre tentamos encontrar algo diferente. Por exemplo, não há muitos jogos temáticos da Era do Gelo (Blazing Mammoth) ou jogos temáticos de Chicago (Chicago Gold). Mas também estamos sempre procurando como podemos criar uma história interessante e uma experiência do cliente com os recursos do jogo. Por exemplo, com Treasures of Kilauea, queríamos ter um jogo com o tema da Ilha da Polinésia e focar no vulcão como a estrela do jogo. Ele fala em samoano quando os jogadores ganham e mostra sua impaciência roncando.
E, por último, qual é o seu slot favorito e por quê?
Tudo isso depende do meu humor. Se eu quiser familiaridade, posso jogar Missão de Gonzo de Netente ou Rainbow Riches de SG. Se eu quero algo altamente volátil, Money Train 2 da Relax é um jogo que pode fazer o sangue bombear. No entanto, um dos meus favoritos atemporais é Narcos da Netent. Eu amo como eles construíram o jogo em torno do programa de TV tão bem, e os principais recursos são fantásticos e se adequam perfeitamente ao tema e estilo do jogo. Se eu pudesse jogar meus próprios slots, Squealin Riches e Dungeons & Diamonds seriam minha escolha.